O Canto de Verônica

 

 Latim
Antiphon:

O vos omnes qui transitis per viam:

attendite et videte si est dolor sicut dolor meus.

Responsory:

O vos omnes qui transitis per viam, attendite et videte:

§  Si est dolor similis sicut dolor meus.

V. Attendite, universi populi, et videte dolorem meum.

§  Si est dolor similis sicut dolor meus.

 Português
Antífona:

Oh vós todos que passais pela via:

Vinde e vede se há dor como a minha dor

Responsório:

Oh vós todos que passais pela via, vinde e vede:

§  Se há dor parecida com a minha dor.

V. Vinde, todas as pessoas, e vede a minha dor.

§  Se há dor parecida com a minha dor.

37 pensamentos sobre “O Canto de Verônica

  1. Eu sou apaixonado pelo canto de verônica. Todos os anos me sobe um nó pela garganta, pois me faz relembrar os meus tempos de crianbçã, quando na pequena Costa Sena, perto de Andrequicé, onde nasce; íamos todos acompanhar a famosa procissão do senhor morto.

    beijos

  2. É com grande alegria que recebo seu comentário! Realmente, o Canto de Verônica é uma tradição belíssima, que nos aproxima da Paixão redentora de Cristo. Felizmente, muitos lugares a mantêm viva.

    PAX!
    Matheus Silva de Paula – Bog Et Verbum…
    Pro Catholica Societate

  3. Olá!
    Também amo muito esse canto!
    Eu precisava muito encontrá-lo no formato mp3 para usar na encenação desse ano!
    Vc pode ma ajudar? Abraço!

  4. Elcio,
    Obrigado pelo comentário.
    Assim que obtiver um link com o canto, entro em contato.

    Matheus Silva de Paula – Blog Et Verbum…
    Pro Catholica Societate

  5. Realmente é muito lindo! Todos os anos na comunidade em que participo este momento realmente é muito emocionante.

  6. Nossa, tava precisando mto da letra pois vou ensenar Verônica esse ano pela 1ª vez e ñ sei onde ficou a letra que minha miga me passou.
    Brigadão

  7. Bem
    eu vou encenar Veronica pela 1º vezes
    muita emoção pq eu pesquisei sobre a vida dela
    e vi senti na hora da gravação uma coisa inesplicavel
    uma confiança enorme
    eu não vou cantar
    vou falar
    minha voz ficou melosa e muito sofrida
    muitoo legal

  8. Nossa, que canto belo , tenho vontade de aprender e cantar na procisssão da minha cidade |É o único canto que me deixar arrepiada

  9. Meu nome é Daniela e tenho 33 anos.E a 15 anos canto o canto da Veronica em minha cidade em Latim.Tradição esta herdada de minha mãe,que durante 40 anos cantou.É uma emoção muito grande,mesmo qdo algumas pessoas dizem que é chato.Quero dizer que é uma honra para mim e enquanto tiver voz e força para cantar estarei lá,a não ser que não queiram mais.Bjusss e até mais
    Moro na paroquia de Sao Simão em Simonesia/MG

  10. Não sou católico, mas o Canto da Verônica é extraordinário. Nos faz lembrar da importância da expiação de Jesus Cristo nosso salvador e redentor. Nos faz pensar antes de cometermos qualquer inquidade.

  11. Gostaria de ter o canto da verônica em CD, será possível???
    Obrigado
    Thiago

  12. Cantei o canto da Veronica por dois anos, agora é uma amiga minha que canta já a 20 anos mas me arrepio toda até hoje.
    cantei em latim mas sempre achei que deveriamos cantar tb em portugues para que o povo entendesse o sentido do canto, então, como coordenadora das equipes demusica, sugeri este ano que o canto fosse cantado a 1ª vez em latim e a 2ª em portugues.

  13. sou seminarista apaixonado por esta tradição, este belíssimo canto que expressa a dor dos excluidos, num canto que entristece a alma, por relataar a trajetória ultima do libertador, cujo ´percurso é feito até hoje por martires que anunciam a Cristo.

  14. Meu Deus, até o Canto de Verônica a “teologia” da libertação deturpou?
    O Canto expressa a Dor de Cristo, a dor que somente Ele sentiu, e que ninguém jamais sentirá, pois o peso que Ele carregou, ninguém jamais poderá carregar.
    Nossa cruz, nosso sofrimento não se iguala ao de Cristo, que veio para morrer por nós e nos salvar, e nos libertar do pecado. Jesus é Deus, é filho de Deus, e não um
    mero revolucionário, como a TL pinta. A propósito, até o sentido de mártir é deturpado. Deus Santo! Que esta praga desapareça das paróquias, dos seminários e dos corações
    dos adeptos!

  15. Linda, esta teolo9gia da libertinagem quis sufocar a imagem dolorosa da paixão de nosso pai. Eu adoro as tradições pois são elas que nos levam à verdade. Cruz credo na TL! ainda bem que acabou!

  16. Eu acho o canto da Verônica de uma profunda generosidade e de um imenso sofrimento, amo este canto.

  17. A Musica eh muito linda!
    Vou participar da encenação da Via Sacra este ano aqui na minha cidade e serei Verônica. Tô Muito ansiosa e nervosa..
    Espero desempenhar o papel da melhor forma.. Quero ser usada por Deus para mostrar como ela a tamanha dor.
    ^^

  18. gostaria de baixar o canto de veronica,a onde eu posso achar,simplesmente é lindo

  19. gostaria de conseguir a letra com cifra para violão, se possivel até domingo de ramos.
    um cordial abraço.

  20. É IMENSAMENTE TOCANTE O CANTO DA VERÕNICA – MAS – SÓ SE COMPLETA COM O CANTO DAS MARIAS BEÚS ´- GOSTARIA MUITO DE TER ACESSO A LETRA EM LATIN DO CANGTO DAS BEÚS

  21. Tens aquele outro canto daquela tres mulheres q cantam depois da veronica auguma coisa com ierusalem ierusalem converteradominus deo.

    Espero a Resposta
    Atenciosamente
    Lucas Cardozo Marcelino

  22. Adoro o Canto da Verônica,cantei por muitos anos aqui em minha cidade,Simonésia/MG,mas hoje a tradição não existe mais,as encenações acabaram a e nem se lembram mais ..infelizmente..

  23. É a primeira vez que vou cantar representando Verônica na paixão de Cristo. Entendo que a dor maior é de Maria, mãe de Jesus, que Verônica invoca este canto belíssimo.

  24. toda sexta-feira santa, quando escuto esse canto me da uma vontade de chorar,

  25. Este canto marcou minha vida. Fui Verônica na cidade de Alenquer, no Pará, em 1965…e cantei essa versão maravilhosa.

  26. Sou professora de Latim no Seminário Propedêutico e meus alunos pediram que lhes passasse essa letra. Obrigada pela ajuda! Terezinha

  27. desde de criança admirei Veronica hoje canto na minha comunidade

  28. Algumas coisas não se perderão no tempo, como esse lindo e triste canto da Verônica.

  29. Lindo o canto de Verônica..
    Acho mto bonito e admiro os Antiphon.
    Esse ano em minha Paróquia, Paróquia São Pedro, vamos fazer a Via Sacra, e eu farei o papel d Verônica.
    Por isso vim até aqui copiar o Antiphon, para começar a ensaiar.

  30. >>>>>A Antífona, “Tenebrae Responsoria” = “Responsório das Trevas!” – ou “Responsoria et alia ad Officium Hebdomadae Sanctae spectantia,” autoria de Carlo Gesualdo, e, publicada em 1611, no Castelo Gesualdo! – Quantas pessoas se convertem ou mudam de vida, só pelo ato de ouvir a Verônica cantar esta Antífona tão antiga e tão tocante nos corações dos pecadores! Elas voltam a meditar nos sofrimentos de Jesus Cristo, para salvar a Humanidade e escolhem segui-Lo, imediatamente! Que maravilha! = “Oh vós todos; Que passais pela via, parai, vinde e vede:- Se há dor semelhante à minha! – Atentai, povos do mundo; E vede a minha dor!” Não há quem resiste a mensagem de Amor por Cristo Jesus em nossas almas pecadoras!

Deixe uma resposta

